cnpqO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a chamada dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. As inscrições ficam abertas até 13 de junho. As modalidades de bolsas concedidas são Iniciação Científica (Pibic), Iniciação Científica Júnior (Pibic-EM), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) e Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF). Todas terão duração de 12 até 24 meses e passam a valer a partir de agosto 2016.

A proposta deve ser preenchida por um representante de iniciação científica da instituição interessada em aderir ao programa. O formulário deve ser enviado, exclusivamente, pela Plataforma Carlos Chagas.

O Pibic é destinado a estudantes de graduação do ensino superior. Podem participar instituições públicas, comunitárias ou privadas, que efetivamente desenvolvam pesquisa e tenham instalações próprias para tal fim. Já o Pibic-EM é operacionalizado por uma instituição de ensino superior e de pesquisa, em parceria com escolas públicas de ensino regular, escolas militares, ou ainda, escolas técnicas e privadas de aplicação. Esta modalidade é destinada a alunos do ensino médio.

A modalidade Pibit concede cotas de bolsas a instituições de ensino superior e centros de pesquisa voltados à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para estudantes da graduação. E a Pibic-AF concede cotas de bolsas de iniciação científica a instituições de ensino superior (IES) públicas que possuem políticas de ação afirmativa para o ingresso de grupos historicamente excluídos em seu quadro discente e que tenham sido aprovadas no Pibic e/ou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da chamada 2014/2016.

A instituição de ensino superior e de pesquisa proponente deverá estar previamente cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.

Para saber mais clique aqui.

FONTE: CNPq