fortec2016 Entre os dias 10 e 13 de maio, a cidade de Cuiabá, Mato Grosso, vai sediar o 10º Encontro Nacional do Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia). Os encontros do Fortec ocorrem desde 2007 e a estimativa para 2016 é de que cerca de 500 profissionais do setor de Inovação Tecnológica de universidades, institutos federais e centros de pesquisas de todo o país participem do evento, além de representantes governamentais, empresários e pequenas empresas. Além disso, o evento tem confirmada a participação de especialistas internacionais que compartilharão suas experiências e abrirão espaços de discussão em torno do tema.


Cristina Quintella, professora da Universidade Federal da Bahia, é a Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. Ela espera “aumentar o conteúdo tecnológico de inovação com sustentabilidade”.


A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso, Luzia Helena Trovo, falou da satisfação em receber o evento e do empenho da sua equipe em realizá-lo. Além disso, ela destacou a relevância de construir, em diálogo com o Fortec, o mestrado profissionalizante em propriedade intelectual: “Tenho certeza de que será um passo certo na direção que pretendemos seguir, a do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico”.


Conte-me algo que eu não sei


Voltada para o compartilhamento de experiências bem sucedidas entre os Gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), a 10ª edição do encontro nacional do Fortec traz uma nova sessão do Conte-me algo que eu não sei, que teve sua estréia na edição do ano passado do evento, em Curitiba. A ideia é que este se torne um painel permanente nas futuras edições do Encontro e que possa figurar também no portal do Fortec na internet. Conforme explica Ricardo Pereira, coordenador da Agência UFRJ de Inovação, trata-se de uma oportunidade importante para priorizar o âmbito prático dos NITs, focando em suas experiências bem sucedidas: “A concepção do painel partiu do fato de que a consolidação da Agência UFRJ de Inovação em muito se deveu ao compartilhamento de experiências dos Núcleos mais antigos. Seria, portanto, uma forma de a Agência retribuir um pouco desta ajuda recebida e de ampliá-la ao incluir as experiências dos demais NITs”.

A ideia é compartilhar novos caminhos para a solução de problemas, novos instrumentos de gestão, novas abordagens na interação com empresas, experiências sobre parcerias inovadoras com setores acadêmicos etc.


Os interessados em participar do evento já podem efetuar as inscrições no endereço 10fortec.fortec.org.br.

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ