Por conta da amplitude e da diversidade de ações que atualmente guardam relação com o tema do Empreendedorismo, a Agência UFRJ de Inovação vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses um projeto que visa a congregar as iniciativas empreendedoras realizadas pela e na UFRJ. O resultado é o espaço TRAMA EMPREENDEDORA DA UFRJ.

Mais do que um lugar de divulgação de projetos e propostas, a Trama Empreendedora se trata de um ponto de partida para o encontro de interessados no tema, fundamentando-se no intercâmbio de informações e conhecimentos e na profusão de colaboração em projetos na área. O principal objetivo é disseminar e fomentar a cultura do empreendedorismo, articulando e mobilizando as iniciativas existentes na Universidade que estão atreladas ao tema, construindo assim uma rede cada vez mais ampla e alinhada com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do país com qualidade de vida e justiça social.

Tal qual uma trama que se fortalece em seus nós, este espaço se pretende uma referência das ações na UFRJ relativas à temática do empreendedorismo a partir da sua efetiva utilização tanto para consulta como para alimentação de informações fornecidas pela nossa comunidade universitária. Busca-se, assim, promover novas ligações interpessoais e novas possibilidades de articulações e colaborações.

Atualmente, estas informações estão alocadas dentro do site da Agência UFRJ de Inovação, oferecendo aos interessados uma ampla relação dos principais laboratórios, grupos, núcleos, institutos, incubadoras e parques tecnológicos da Universidade.

Também foram reunidas informações acerca de iniciativas discentes. Na UFRJ fluem diversas iniciativas empreendedoras também por parte dos alunos. Algumas com cunho de auxiliar o próprio dia a dia acadêmico, outras que buscam fazer a interligação com o mercado de trabalho e projetos sociais. Assim, foi realizada uma listagem de diversas associações atléticas, empresas juniores, ligas acadêmicas e outras iniciativas. Além disso, procedeu-se também a um mapeamento das disciplinas de graduação e de pós-graduação relativas ao tema que pode ser visto aqui.

De acordo com a professora Alane Beatriz Vermelho, diretora do Instituto de Microbiologia e coordenadora do Bioinovar: "A Trama Empreendedora pode ajudar a elevar a UFRJ e fazê-la alcançar melhores níveis. É importante para unir interesses, demonstrando que queremos inovar e empreender". A professora de Design Industrial e coordenadora do Labdis, Beany Monteiro, concorda: "Dentro da universidade, precisamos associar as nossas ações à estrutura da universidade e agregar nossos esforços gerando conhecimento em diferentes áreas. A iniciativa da Trama Empreendedora da UFRJ é importante porque está construindo um nó nesta rede, mas vamos precisar nos associar a outros nós dentro da Universidade para tornar o empreendedorismo de alguma forma parte do ensino, da pesquisa e da extensão universitária".

O projeto foi idealizado pela coordenadora de Inovação Social da Agência UFRJ de Inovação, Iris Guardatti. Segundo ela, “Havia duas questões que nos inquietavam muito: o grande número de ações realizadas no âmbito da universidade em torno da temática do empreendedorismo e a dificuldade de identificá-las, vê-las, encontrá-las e articulá-las. Já há algum tempo acalentávamos o desejo e a necessidade de propiciar a divulgação e conexão dessas diversas iniciativas. Por vários momentos iniciamos o projeto de um portal de empreendedorismo da UFRJ que por razões de ordem estrutural não se concretizava. A questão mais crítica era contar com alguém que pudesse se dedicar exclusivamente a pesquisa e sistematização dessas informações”.

Contudo, no ano passado, com a chegada à Agência da bolsista e aluna de mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ Maria Fernanda Zelaya, o projeto pode ser levado adiante. Conforme explica Iris, “Em 2015, tivemos a oportunidade de direcionar uma bolsa do CNPq para esta demanda. Foi aí que aconteceu o encontro com a Maria Fernanda, aluna de mestrado do Programa de Engenharia de Produção da Coppe. A experiência com ela foi muito rica e profícua. Seu perfil formativo e postura profissional permitiram o desenvolvimento do trabalho como gerenciamento de projeto, realizado com base em metas e prazos cumpridos com grande eficiência e afeto, esta última característica muito valiosa para nós. E aí está a Trama Empreendedora da UFRJ. Um retrato inicial. Pretendemos que esta trama seja permanentemente tecida e fortalecida pela nossa comunidade universitária”.

 

mariafernanda


Maria Fernanda Zelaya, bolsista DTI-B do CNPq pela Agência UFRJ de Inovação, foi a responsável pela coleta das informações relativas à Trama Empreendedora da UFRJ. Segundo ela, a receptividade dos professores, laboratórios e institutos foi muito boa, uma vez que já existia uma demanda por uma plataforma que pudesse concentrar múltiplas informações referentes ao tema do empreendedorismo. “O portal é fundamental para a comunidade universitária e demais interessados na temática, pois nele é possível encontrar grupos, laboratórios, disciplinas, inciativas discentes, entre outros. Além disso, a Trama apresenta ao aluno a possibilidade de empreender em diversas áreas. São muitas ações e ideias altamente impactantes que demonstram que nós da UFRJ estamos altamente preparados não somente para pensarmos dentro da caixa, e sim para pensar e agir em novas soluções para a sociedade, tanto em aspectos tecnológicos quanto sociais”, explica.

Sobre sua atuação na Agência UFRJ de Inovação, ambiente do qual se despede (ao menos momentaneamente) por conta do término de sua bolsa, Maria Fernanda analisa: “A Agência UFRJ de Inovação foi um ambiente de rico aprendizado para o meu crescimento acadêmico e profissional. Dentro da Agência, pude participar de eventos de empreendedorismo e de propagação da Ciência e Tecnologia, como, por exemplo, a Semana da Ciência e Tecnologia, e o Empurra Que Vai. A Agência me propiciou um ambiente novo de conhecimento. Tomei consciência da possibilidade e da importância de patentear pesquisas, e do impacto que isso tem para o nosso país. O ambiente de discussão sobre ideias inovadoras e empreendedoras também foi muito agregador para minha trajetória, reafirmando que estamos em uma Universidade com grande potencial para o nosso país”.

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ