migjeans

Foto: Aline Calamara (Incubadora de Empresas COPPE)

 

Entre os dias 7 e 11 de dezembro, a Incubadora de Empresas COPPE sediou a última etapa do concurso de idéias inovadoras Empurra Que Vai. Promovido pela Agência UFRJ de Inovação em parceria com a incubadora, o concurso que contou com patrocínio da Siemens teve como objetivo estimular o espírito empreendedor na comunidade acadêmica.


Após uma fase de triagem, foram escolhidos dez grupos finalistas para participarem da etapa de imersão, a qual foi precedida por uma palestra de Paulo Barros, criador do site e aplicativo Responde Aí (guia com resumos, provas e exercícios que promete economizar o tempo de estudos). Iniciando-se propriamente os trabalhos, foram atribuídos padrinhos a cada um dos grupos. A incumbência de cada um deles foi demonstrar as potencialidades e identificar as possíveis fragilidades de cada ideia de negócio. Em seguida os grupos tomaram contato com consultores de marketing, de finanças e de propriedade intelectual – dentre eles profissionais da Agência UFRJ de Inovação –, os quais auxiliaram os grupos a organizarem melhor os seus planos de negócios.


Entre os dez grupos finalistas, estava a equipe do Caronaê. Formada por alunos de Engenharia e de Comunicação da UFRJ, o grupo promoveu um aplicativo de caronas personalizado. Segundo Manuel Meyer, da equipe do Caranaê, participar do Empurra Que Vai foi muito proveitoso para consolidar seu modelo de negócio: "Já temos um protótipo rodando, mas que ainda não estava pronto para o mercado. A participação no Empurra nos ajudou a consolidar um projeto para o mercado e a saber como comercializá-lo". A equipe GeNeSi também apresentou um aplicativo, o Fidelit, dedicado a lojistas que buscam a fidelização de clientes. Outro aplicativo apresentado foi o “Doe Aqui”, iniciativa elaborada por alunos de Comunicação Social que busca aproximar doadores e instituições sociais.


Outra equipe participante foi a do negócio “De Geração para Geração”, serviço proposto por alunos de Ciências Econômicas que busca formar pares de idosos e universitários de modo a promover uma convivência intergeracional enriquecedora. A equipe da E8 Innovation, de alunos de Ciências Biológicas, apresentou o negócio M3Dprint, oferecendo moldes tridimensionais customizados de áreas do corpo de pacientes a partir de dados de tomografia computadorizada. Já a “Empreendedores da Compostagem”, formada por alunos de Engenharia Ambiental, apresentou o “Ciclo Orgânico”, iniciativa que pretende, a partir da coletagem de resíduos orgânicos, auxiliar na construção de uma comunidade com menos produção de lixo. Também composta por estudantes de Engenharia, a equipe Koleso ofertou bens e serviços no ramo da robótica com enfoque no setor industrial. Outro plano de negócios apresentado foi o Mistura Prima, empreendimento originário da área de Gastronomia e dedicado à boa alimentação. Por sua vez, a plataforma “Orienta” oferece aulas sobre cultura organizacional e palestras sobre trabalho no Brasil, buscando dar assistência a refugiados.


Todas as propostas foram muito elogiadas. Mas a equipe que se sagrou vencedora do Empurra Que Vai foi a MIG Jeans, iniciativa que conta com as alunas de Belas Artes da UFRJ Luana Pereira e Isabela Silva. Através do reaproveitamento de peças de jeans, a MIG Jeans foca no re-design de peças jeans em desuso, buscando incentivar o consumo sustentável e consciente a partir do uso de materiais reciclados e renováveis. A equipe foi premiada com uma quantia de R$5000.


O concurso Empurra Que Vai é uma iniciativa fruto de uma parceria da Agência UFRJ de Inovação com a Incubadora de Empresas COPPE e integra a Semana Global do Empreendedorismo.

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ