SNCT2015“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. A emblemática frase atribuída ao filósofo grego Platão tem sua razão de ser. Em várias culturas antigas, a luz era reverenciada como símbolo da verdade e, ainda hoje, é utilizada, simbolicamente, enquanto sinônimo de conhecimento. A decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2015 como o Ano Internacional da Luz possivelmente tem um viés mais prático, uma vez que destaca a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, bem como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Ainda assim, a metáfora cai como uma luva à 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 20 a 25 de outubro e contará com o tema “Luz, Ciência e Vida”. O evento tem âmbito nacional e contará com a participação de diversos órgãos governamentais, instituições de ensino e entidades da sociedade civil.

Na UFRJ, o recorte escolhido foi “Big Bang - Luz, Energia e Vida”. A Agência UFRJ de Inovação, por sua vez, participará do evento apresentando o ambiente “Energia para inovar e transformar”, no qual os alunos serão estimulados a se envolverem em atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas à inovação. Na ocasião, os jovens poderão participar de jogos e oficinas sobre energia e inovação nos quais serão instigados a pensar novas soluções para obtenção de energia. Haverá também uma exposição de painéis que oferecerá aos alunos a possibilidade de conhecer algumas invenções brasileiras, bem como a oportunidade de realizar pesquisas no portfólio de patentes da UFRJ e do INPI. A ideia é disseminar a existência das invenções nacionais relacionadas à energia, com destaque àquelas desenvolvidas na UFRJ.

Os interessados em participar devem comparecer ao prédio da reitoria da UFRJ, na Avenida Pedro Calmon, 550, na Ilha do Fundão. Vale destacar que todos os eventos da SNCT são gratuitos.