palestraA falta de conhecimento por parte de alunos e professores universitários acerca do tema da Inovação acaba muitas vezes por constituir um empecilho que representa um autêntico desperdício de oportunidades. Não só os pesquisadores, mas a universidade, e, em última análise, o próprio crescimento econômico nacional saem prejudicados. É neste sentido que, visando à divulgação da cultura da inovação, a equipe da Agência UFRJ de Inovação deu início ao seu novo ciclo de palestras. O objetivo é contribuir para um melhor aproveitamento do conhecimento técnico gerado no ambiente acadêmico através da supressão da lacuna que muitas vezes acaba por inviabilizar a aproximação entre o meio universitário e o ambiente empresarial.

A primeira dessas palestras ocorreu em julho no NUPEM/UFRJ – Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé –, um núcleo multidisciplinar de pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, historicamente associado ao Instituto de Biologia. Na ocasião, professores e alunos de Macaé, além de tomarem contato com o tema da Inovação, tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e sanar dúvidas relativas ao assunto. A boa receptividade do público foi a deixa para a organização da segunda palestra deste ciclo, intitulada "Patente e proteção de bens intangíveis: transformando sua pesquisa em ferramenta de negócios", que ocorreu no dia 11 de agosto no Centro de Tecnologia da UFRJ, no campus Ilha do Fundão. Na oportunidade, além de questões específicas acerca de Inovação, também foram abordados pontos relativos ao tema do Empreendedorismo e da Inovação Social, áreas em que a Agência UFRJ de Inovação também atua.

As duas palestras foram ministradas pelo professor Adelson Antonio de Castro, que também trabalha como agente de inovação na UFRJ. Segundo ele, as duas experiências foram muito proveitosas: “Quando os pesquisadores passam a enxergar a perspectiva de transformar suas pesquisas em uma ferramenta de negócios, eles experimentam um novo olhar para a aplicação do conhecimento gerado, abrindo um viés de mudança desejável para a evolução tecnológica do país".

Os interessados em agendar alguma dessas palestras podem entrar em contato através do seguinte email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..