somosEm 24 de junho, o auditório do CGTEC-CT2, sediou a cerimônia de lançamento da plataforma Somos – UFRJ, um portal que reunirá informações detalhadas sobre professores, laboratórios e pesquisas desenvolvidas na Universidade. A implementação do Somos – UFRJ foi viabilizada a partir de uma parceria envolvendo a Agência UFRJ de Inovação, a Universidade Federal de Minas Gerais e a empresa de tecnologia integrada Siemens.

Participaram do evento o atual reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição, o vice-reitor, Antônio José Ledo Alves da Cunha, o coordenador da Agência UFRJ de Inovação, Ricardo Pereira, e a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, Debora Foguel, além de representantes da Siemens, patrocinadora do projeto de implementação do portal, e da UFMG, universidade onde o sistema foi desenvolvido.

A apresentação exibiu ao público os recursos da plataforma, que, apesar de ainda estar em fase final de testes, já demonstrou seu potencial para facilitar pesquisas que envolvam principalmente dados quantitativos relacionados à produção acadêmica da UFRJ. Na prática, o Somos trata-se de um portal que faz uso de dados contidos na plataforma Lattes para permitir a identificação, de maneira detalhada, simples e organizada, dos pesquisadores da Universidade e de sua produção científica. Além disso, o sistema também viabiliza o acesso a informações sobre unidades acadêmicas, departamentos, ativos de propriedade intelectual e infraestrutura laboratorial, apenas para citar algumas de suas funcionalidades. Objetiva-se, desta maneira, facilitar o mapeamento das competências da instituição e incrementar a interação entre a Universidade e outras instituições públicas e privadas, especialmente nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

Idealizada pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG, sob a direção do professor Ado Jorio de Vasconcelos, que apresentou o software durante a cerimônia, a plataforma Somos é hoje utilizada em instituições de ensino como a Unicamp, UFSCar, UFJF, Unesp, entre outras, além da própria UFMG. Na ocasião, Ado Jorio ressaltou que “nenhum pesquisador precisará preencher formulários para o Somos, já que os dados serão automaticamente importados de seus currículos Lattes”. Neste sentido, passa a ser essencial que cada professor mantenha seu respectivo Lattes atualizado, uma vez que são as informações ali presentes que constituirão, na plataforma, o perfil de cada pesquisador da Universidade.

De acordo com os números apresentados, apenas a plataforma Somos – UFMG já recebe cerca de 30 mil visitas por mês, originadas, em sua totalidade, em 159 países. Deste modo, estima-se que a implementação da plataforma pela UFRJ represente um grande passo na universalização e gestão do conhecimento produzido pela instituição, favorecendo, num futuro próximo, não apenas as pesquisas científicas, mas também as interações entre o conhecimento acadêmico e o setor produtivo, especialmente no que tange à transferência e aplicação de inovações tecnológicas.