udiDe um modo geral, quando se pensa em “inovação”, a primeira coisa que vem à mente são as últimas novidades tecnológicas relacionadas a produtos e a processos produtivos. Ainda que esta visão corresponda, de fato, a uma grande parte das atividades desempenhadas dentro da seara da inovação, outras ações igualmente importantes não podem ser deixadas de lado. Pensando nisso, a Agência UFRJ de Inovação dispõe de um setor específico de Empreendedorismo e Inovação Social.

O empreendedorismo representa uma atitude indispensável ao processo de inovação, uma vez que se trata de uma característica pessoal que influencia diretamente o modo de solucionar problemas e de propor novas estratégias. A inovação social, por sua vez, tem como alguns de seus principais objetivos a melhoria das práticas sociais e organizacionais, bem como da qualidade de vida dos indivíduos através de serviços e produtos que gerem novas soluções para questões socialmente relevantes.

Buscando atender a estes propósitos, a Agência UFRJ de Inovação, por meio da sua Coordenação de Empreendedorismo e Inovação Social, passou a contar com a colaboração da equipe de Estágio “Psicologia Aplicada em Novos Contextos” da Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ. O resultado desta ação conjunta é um projeto que, sugestivamente, foi batizado com a sigla UDI (Unidade de Desenvolvimento Intensivo). Destinada a alunos, ex-alunos e servidores da Universidade, a proposta desta soma de esforços é tratar a inovação, literalmente, como um projeto de vida, relacionando-a aos próprios projetos de desenvolvimento pessoal dos sujeitos envolvidos nas ações inovadoras.

Segundo a supervisora da equipe de estágio, Sandra Korman: “Tão importante quanto pensar o empreendedorismo a partir da visão das ferramentas técnicas de planejamento, é considerar as próprias trajetórias e projetos de vida dos sujeitos”. Buscando-se o incremento dos espaços para empreender de forma crítica e comprometida, passou a fazer-se necessária na Universidade a ampliação de ambiências capazes de alavancar projetos empreendedores que promovam uma inserção profissional diferenciada ao jovem universitário. É justamente isso o que busca a UDI, conforme explica Iris Mara Guardatti, responsável pelo setor de Empreendedorismo e Inovação Social da Agência: "A UDI prevê a construção de uma ambiência positiva para o estímulo ao desenvolvimento de ideias inovadoras, seja na dimensão do comportamento, seja na dimensão do planejamento, fomentando a cultura empreendedora na nossa universidade".

Além disso, a unidade aponta para a necessidade da criação de espaços de co-planning para o desenvolvimento de projetos inovadores, sejam eles de trajetória profissional ou de aplicação prática, através da participação em oficinas, cursos, workshops e palestras. Para tanto, a UDI conta com a participação estratégica de uma equipe multidisciplinar composta por universitários, membros e ex-membros de empresas juniores, servidores, empreendedores e pesquisadores comprometidos com o fomento ao contínuo diálogo entre as iniciativas de inovação social e o empreendedorismo.