novosservidoresEm 23 de fevereiro, tomaram posse os servidores aprovados no concurso público para provimento de vagas de cargos técnico-administrativos da UFRJ regido pelo edital 70/2014. A Agência UFRJ de Inovação foi uma das unidades contempladas pelo certame com a nomeação de quatro novos servidores para comporem o seu quadro funcional. Os novos cargos criados são os de tecnólogo de comunicação, de engenharia de produção, de farmácia e de física.

De acordo com o coordenador da agência, Ricardo Pereira: “A chegada dos novos servidores revigora não apenas a Agência em si, mas a própria universidade”. Segundo ele, as nomeações serão importantes para estreitar os laços entre a UFRJ e a sociedade: “Esta oxigenação da Agência ajudará a promover uma maior integração entre a sociedade e a Universidade através da difusão do conhecimento produzido dentro da instituição”.

Vale ressaltar que esta expansão do quadro de servidores da Agência praticamente coincide com um importante marco nacional sobre o tema da inovação que é a Emenda Constitucional 85, promulgada pelo Congresso Nacional em 26 de fevereiro. A partir da emenda, o texto da Constituição Federal passa a incorporar de maneira expressa o termo “inovação”, e não mais apenas “ciência e tecnologia”, ao fazer referência às atividades que devem ser estimuladas pelo setor público. Esta é uma alteração constitucional que, além de reconhecer formalmente a importância com a qual deve ser tratada em âmbito nacional a questão da inovação, confere uma perspectiva de otimismo em relação às futuras possibilidades de atuação dos núcleos de inovação tecnológica no país.