plasticor

Alunos e ex-alunos da UFRJ idealizaram e produziram uma embalagem de plástico biodegradável que revela a qualidade do alimento, a Plasticor. A coloração aponta se o produto está próprio para o consumo ou não. Em desenvolvimento há cerca de um ano, nos laboratórios do campus de Xerém, o bioplástico dos estudantes é uma saída sustentável no cenário de grande desperdício em que se vive atualmente.

Por ano, de toda a comida produzida no planeta, 30% (ou 1,3 bilhão de toneladas) vai para o lixo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. A mudança de cor da embalagem seria, portanto, uma forma de administrar o consumo dos alimentos, com preferência aos mais próximos de vencer, além de garantir a confiabilidade da ingestão daqueles cuja data de validade esteja expirada, porém ainda possam ser consumidos de forma segura.

Mas as vantagens vão além. “O impacto ambiental também é reduzido, visto que, nas últimas décadas, a utilização de materiais plásticos é abundante na indústria alimentícia. Nossa embalagem é ecologicamente correta, já que não utiliza aditivos químicos nem demora anos para degradar”, explica João Vítor Balbino, estudante do 5º período de Biofísica e um dos sete integrantes da startup. Enquanto a degradação de plásticos comuns pode levar até cinco séculos, os alunos estimam que a do Plasticor seja de seis meses, porém ainda estão sendo feitos testes para precisar essa informação.

A equipe é multidisciplinar: envolve graduandos de Biotecnologia, Nanotecnologia, Biofísica e Marketing, além de um doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros e um designer, todos da UFRJ. O projeto é custeado pelos próprios idealizadores, que estão em busca de possíveis investidores. Os interessados em ajudar podem participar do financiamento coletivo criado pela equipe, contribuindo com qualquer valor acima de R$ 10.

 

(FONTE: CoordCOM)

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ