ufrjreitoria

Em 01 de outubro a Folha de São Paulo divulgou os resultados do Ranking Universitário Folha 2018. A UFRJ foi considerada a universidade mais inovadora do país, obtendo a maior pontuação no indicador de inovação. No ranking geral, a UFRJ figura em segundo lugar, atrás apenas da USP.

Os resultados da UFRJ foram:

Ensino - 3º lugar

Pesquisa - 5º lugar

Mercado - 2º lugar

Inovação - 1º lugar

Internacionalização - 2º lugar

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Nos rankings de cursos são avaliadas universidades, centros universitários e faculdades. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

A matéria pode ser lida integralmente em: http://ruf.folha.uol.com.br/noticias/2018/10/1982683-parceria-com-empresas-coloca-ufrj-a-frente-em-inovacao-no-ruf.shtml