acessibilidadecultural

Ficam abertas até 22 de maio, as incrições para o III Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, fruto de uma parceria entre a UFRJ, através do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde, do Curso de Terapia Ocupacional, e o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.

A proposta é implementar a formação em acessibilidade cultural para gestores e trabalhadores da área da cultura, com o objetivo de sensibilizar, estimular, capacitar e criar processos inclusivos de fruições estética, artística e cultural nas ações, gestões e políticas culturais para o público de pessoas com deficiência como produtores ou plateia.

O curso abordará temas como a gestão de políticas culturais, passando pelo campo das deficiências e suas especificidades no contexto da legislação, a formação nas diferentes linguagens e nas tecnologias de acessibilidade cultural, bem como a experiência e aplicabilidade dos conteúdos apreendidos. A ideia é desenvolver parcerias com espaços culturais para proporcionar aos alunos o desenvolvimento de novas soluções para a garantia da acessibilidade, além de praticar as tecnologias de acessibilidades já conhecidas.

Mais detalhes em: http://www.medicina.ufrj.br/acessibilidadecultural/sitenovo.