riodoce

Startups e empresas de pequeno e médio porte vão poder ajudar na reparação dos impactos gerados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A Fundação Renova, o Sebrae e o Senai vão selecionar quatro projetos que contribuam na recuperação da bacia do Rio Doce.

O Edital de Inovação para a Indústria vai investir, ao todo, R$ 1,1 milhão em ideias que reparem o rio Doce. A Fundação Renova vai avaliar as propostas e selecionar quatro projetos, que devem ser desenvolvidos para a aplicação nos municípios atingidos pelo desastre. Dois dos selecionados receberão R$ 400 mil cada, enquanto os outros dois vão ganhar R$ 150 mil cada.

Os projetos devem contemplar os eixos Terra e Água, Pessoas e Comunidades ou Reconstrução e Infraestrutura. As ideias escolhidas poderão utilizar a estrutura de incubação do sistema Sesi/Senai. O empreendedor vai contar, ainda, com assessoria para disponibilizar o novo produto ao mercado.

Do total previsto no edital, R$ 500 mil serão desembolsados pela Fundação Renova, a qual nasceu após a assinatura do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) entre Samarco, com o apoio de suas acionistas, Vale e BHP Billiton, e o Governo Federal, os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH); o restante do valor será dividido entre Senai e Sebrae.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro. Para ter acesso ao edital e ao link de inscrição, clique aqui.

facebook        linkedin