heloisafischer

 

Na tarde desta terça-feira, o auditório do Parque Tecnológico da UFRJ sediou a palestra "A força da comunicação", ministrada por Heloisa Fischer, colaboradora da Agência UFRJ de Inovação e consultora de linguagem clara.

De acordo com o que foi explicado, “uma comunicação está em linguagem clara quando o texto, a estrutura e o design são tão claros que o público-alvo consegue encontrar facilmente o que procura, compreender o que encontrou e usar essa informação”.

Usar linguagem clara significa priorizar o leitor. Descobrir o que os leitores querem saber, de que informação precisam, e ajudá-los a alcançar suas metas. O objetivo é que o leitor consiga compreender um documento escrito em linguagem clara logo na primeira leitura. Mas além disso, a linguagem clara também inclui questões relativas a design, diagramação etc.

Não é difícil de entender a importância deste tema quando se leva em consideração que vivemos em um país em que 65 milhões de pessoas não possuem sequer o ensino fundamental completo e o analfabetismo funcional atinge 27% da população. Heloisa explicou que textos fáceis de entender ajudam a construir uma sociedade com relações mais honestas e comunicação mais ágil, por exemplo.

Mais informações sobre o tema estão disponíveis no site www.comclareza.com.br.

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        linkedin
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ