cursodecompostagem

A compostagem pode ser entendida como o processo de reciclagem da matéria orgânica. É uma opção de tratamento descentralizado que estabiliza os substratos orgânicos, elimina patógenos, reduz a poluição em diversos aspectos diretos e indiretos e produz um material que pode ser usado na agricultura e na recuperação de áreas degradadas: o composto orgânico. É um processo biológico de ecologia complexa que depende da ação de variados grupos de microorganismos, bem como de equilíbrio físico-químico do meio.

O grupo MUDA UFRJ - Mutirão de Agroecologia nasceu em 2009 na Engenharia Ambiental e atua com Ensino, Pesquisa e principalmente Extensão de forma interdisciplinar. Sua história é marcada por diversos experimentos e projetos de compostagem. O maior e mais recente é o projeto de Iniciação Científica “Avaliação Experimental da Compostagem dos Resíduos Orgânicos do Restaurante Universitário do CT”, que tem como objetivo estudar um projeto piloto que viabilize o tratamento biológico dos resíduos orgânicos de toda Cidade Universitária.

Para dar continuidade à pesquisa e promover a capacitação de novas pessoas será promovido um curso de compostagem. Trata-se de um curso teórico e prático de capacitação que oferece certificado e valida horas de atividades complementares. Orientado pela Profa. Monica Pertel, do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) e executado pelo bolsista de iniciação científica Tomé Lima, estudante de Engenharia Ambiental. O pátio de compostagem fica localizado no LaVAPer - Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura, na entrada de carros do estacionamento do bloco A do CT.

Serão 6 encontros às segundas feiras entre 15h e 17h30, começando no dia 30/10/2017 e encerrando no dia 11/12/2017. Para participar basta preencher o formulário de inscrição, disponível no site muda.poli.ufrj.br.

Para tirar qualquer dúvida sobre ou saber mais sobre as demais atividades do MUDA, basta entrar em contato com e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

facebook        linkedin