simpbiotec

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, ocorreu, nos campi Fundão e Xerém, o Simpósio de Biotecnologia – UFRJ (SimpBiotec), evento que contou com a participação de mais de 110 alunos de graduação e pós-graduação. O simpósio teve como objetivo promover debates multidisciplinares através de palestras e minicursos relacionados às biociências.

Os dois primeiros dias foram voltados exclusivamente a palestras no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Nas demais datas, a programação seguiu apenas no campus Xerém, sendo que, em 3 de julho, profissionais da Agência UFRJ de Inovação participaram de discussões relativas ao tema do Empreendedorismo.

“Para o minicurso de Empreendedorismo, convidamos diversos palestrantes que pudessem de alguma forma mostrar aos alunos os caminhos a serem seguidos, as dificuldades a serem vencidas no atual cenário brasileiro e as oportunidades e ajudas que a UFRJ oferece para as pessoas que pensam em inovar e empreender”, explicou Verônica Valadares, uma das organizadoras do evento,

Estas questões foram levantadas através de apresentações como “O papel da Agência no movimento empreendedor e de Inovação Social da Universidade” (por Iris Mara Guardatti, coordenadora de Inovação Social da Agência UFRJ de Inovação) e “Inovação como projeto de vida: desafios para a construção de ambientes de empreendedorismo e inovação” (por Sandra Korman, que também atua na Agência). Lucimar Dantas, gerente da Incubadora de Empresas da Coppe e de articulações corporativas do Parque Tecnológico da UFRJ, também participou do evento explicando como ocorre a interação entre empresas e a Universidade.

Segundo Verônica, que também é aluna de graduação de Biotecnolgia na UFRJ, “a palestra da Iris foi importante, pois ela explicou e exemplificou muito bem o papel da Agência no movimento empreendedor e de inovação social da Universidade”.

A organizadora do simpósio também destacou a apresentação de Sandra Korman. “Foram travadas boas discussões acerca da importância do indivíduo se conhecer, reconhecer a sua situação, vontades e necessidades, além de identificar que é necessário conhecimento sobre o setor no qual se quer atuar para que o sujeito empreendedor comece a traçar seus projetos de vida”, comentou.

“Foi uma ação muito boa, não apenas pela aproximação como pela difusão de experiências, conhecimentos e atividades oferecidas pela Agência naquele campus”, disse Sandra.

Verônica também destacou as possibilidades de integração que o evento proporcionou. “Ao possibilitar que parte do simpósio acontecesse na Baixada Fluminense, acreditamos ter contribuído para a interiorização da informação e da ciência, já que, por causa da distância e outros fatores, muitos alunos de Xerém não conhecem realmente os trabalhos e oportunidades que a UFRJ oferece no Fundão, inclusive o trabalho da Agência”, relatou.

facebook        linkedin