iencontrodesensibilizacaopelaacessibilidade

Alunos, professores e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam, nos dias 16 e 17 de agosto, o I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade. O evento vai acontecer no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (mais conhecido como Quinhentão), localizado no subsolo do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), à Avenida Carlos Chagas Filho, número 373, no Rio de Janeiro.

O I ESUA é uma promoção da Reitoria por meio do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI), realizado pela Comissão Executiva e pela Câmara Acadêmica do FPAI em parceria com o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Comunicacionais (NCE/UFRJ) e conta com o apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ e da Cibus Empresa Júnior dos Cursos de Gastronomia e Nutrição.

Destinado a todo Corpo Social da Universidade, inclusive aos terceirizados, o I ESUA tem por objetivo elucidar sobre a relevância da acessibilidade e da quebra de barreiras atitudinais e comunicacionais com vistas ao convívio igualitário e à inclusão das pessoas com deficiência no ambiente acadêmico. O evento vai contar com os recursos de LIBRAS e audiodescrição. As inscrições são gratuitas e é imprescindível que sejam feitas previamente, até o dia 14 de agosto, pela internet. Para participar, os interessados devem se inscrever acessando o link disponível no final desta apresentação. Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

A programação do I ESUA tem início às 8h da manhã do dia 16 de agosto, com o credenciamento dos participantes. Das 9h às 10h acontece a cerimônia de abertura. Das 10h às 12h, segue-se a apresentação do Módulo de Acolhimento, estruturado em três tópicos. Em forma de palestra, o primeiro e o segundo tópicos reúnem, respectivamente, legislação e orientações para melhor acolher e conviver com pessoas com deficiência a recursos de Tecnologia Assistiva. O terceiro é uma atividade prática, quando os participantes vão vivenciar uma breve experiência com relação à deficiência.  Visando oportunizar a participação no I ESUA a todo Corpo Social da UFRJ, o Módulo de Acolhimento será apresentado também à tarde (das 14h às 16h) e à noite (das 18h às 20h) no dia 16 de agosto e mais uma vez na manhã do dia 17 (das 10h às 12h). Todas as apresentações vão acontecer no Quinhentão onde também encerra-se o I ESUA na tarde do dia 17, das 14h às 17h, com a realização da Plenária mensal do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva.

Para mais informações, clique aqui.

facebook        linkedin