Dispositivo portátil para análise do teor de álcool na gasolina

O mês de julho está sendo marcado pelo aumento do preço dos combustíveis. Com dificuldades em recuperar a arrecadação, o governo decidiu aumentar tributos para arrecadar R$ 10,4 bilhões e cumprir a meta fiscal de déficit primário de R$ 139 bilhões. O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol foram majorados para compensar as dificuldades fiscais, segundo nota conjunta, divulgada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. A decisão impactou diretamente o mercado do varejo de combustível.

Diante deste aumento de preços, é natural que surjam preocupações acerca da qualidade destes produtos. Atualmente a UFRJ conta com tecnologias relacionadas ao tema disponíveis para licenciamento ou parcerias com possíveis interessados em inseri-las no mercado produtivo.

Uma delas é o "Dispositivo portátil para análise do teor de álcool na gasolina". Esta invenção tem por objetivo criar um instrumento portátil de rápida e simples utilização que avalie qualitativamente a gasolina e o percentual de álcool nela presente, servindo como um indicador de adulteração de combustível no momento do abastecimento. Este teste é realizado baseando-se na avaliação da densidade de gasolina e de álcool, podendo determinar composições fraudulentas em relação ao volume de álcool presente na gasolina. Tal dispositivo é de utilização bastante simplificada, permitindo que até mesmo crianças possam vir a utilizá-lo.

A presente Patente de Invenção é constituída basicamente de um tubo, preferencialmente produzido em material polimérico transparente e maleável, provido superiormente de uma boca larga roscada a ser vedada com tampa também roscada; de uma parte inferior internamente dobrada para dentro permitindo que o dito tubo permaneça em pé; de uma faixa horizontal envoltória impressa na parte mediana, de uma linha envoltória horizontal superiormente localizada em relação à dita faixa e interiormente dotado de um flutuador reagente em álcool.

 

Clique aqui para mais informações.

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        linkedin
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ