xuliaNo dia 10 de julho, o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) sediou o lançamento do software Xulia (Xestión Unificada da Linguaxe con Intelixencia Artificial), destinado a portadores de deficiência motora. Lançado por meio de uma parceria entre o Instituto Novo Ser e o programador Antonio Losada González, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o programa é o primeiro do tipo a reconhecer todos os comandos de texto no idioma português utilizando o reconhecimento de voz do Google.

Baseado no software Motrix, desenvolvido há 13 anos por José Antônio Borges, professor do NCE, o Xulia atualiza as principais funções de seu antecessor. O maior diferencial deste novo programa é permitir, diferentemente do Motrix, que o usuário dite textos completos em português em vez de ter de soletrar cada palavra.

Segundo Ricardo González, um dos idealizadores do software e usuário ativo dele, o Xulia é capaz de reconhecer mais de 140 comandos utilizados normalmente em ambiente Windows e permite uma maior autonomia no uso do computador. “O Xulia aumenta a produtividade de quem não pode utilizar as mãos, permitindo o uso de diversos comandos. O programa é facilmente customizável para atender a demanda de casa usuário”, explicou.

Já Borges lembrou da importância do Motrix, desenvolvido na UFRJ, para a inclusão de portadores de deficiência motora no uso de computadores e ressaltou que o NCE trabalhará nos testes e futuros ajustes no Xulia. “Nosso papel como Universidade é de abrir fronteiras e divulgar iniciativas como essa”, afirmou.

O Instituto Novo Ser disponibiliza o download gratuito do programa, além de suporte para sua instalação e uso. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

Características do programa

O programa utiliza tecnologia de reconhecimento de voz da Microsoft para reconhecimento dos comandos, a qual atualmente não suporta o idioma português. Os comandos são reconhecidos somente em inglês, espanhol, francês, alemão, japonês e chinês. O ditado de voz (utilizado para escrever palavras e textos), no entanto, utiliza tecnologia Google e pode ser feito em qualquer idioma, inclusive o português.

No modo de ditado contínuo em português é necessário estar conectado à internet pois o reconhecimento da fala é feito remotamente pelos servidores Google. O desempenho do ditado é excelente e pode ser usado também por pessoas sem limitações físicas.

Foi desenvolvida uma versão com os comandos em português para casos especiais em que o usuário tem extrema dificuldade na pronúncia de comandos em inglês. Essa versão utiliza tecnologia de reconhecimento de voz online da Google para tradução dos comandos para o português e é recomendada somente para situações específicas pois seu desempenho é limitado.

- Sistema operacional Windows 7 ou superior
- Navegador Google Chrome instalado
- .NET Framework 4.5 ou superior instalado

OBS: .NET Framework 4.5.1 está instalado no Windows 8, Windows 7 SP1 ou Windows Vista SP2. Nos demais sistemas é necessário a instalação pelo usuário.

Outros recursos são necessários porém são instalados automaticamente pelo programa:
- Máquina virtual Java 1.7 32bits
- Servidor de aplicações Tomcat

Instalação do programa

Existem três versões disponíveis para serem instaladas:]

1) Versão com comandos em inglês e ditado em português. Utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz mais moderna da Microsoft para os comandos e tecnologia Google para o ditado contínuo. Requer sistemas operacionais em inglês e o recurso de reconhecimento de voz da Microsoft (Speech Recognition) ativo. (Recomendado)

2) Versão com comandos em inglês e ditado em português. Reconhecimento de voz utiliza versão 4.0 (mais antiga) da biblioteca Microsoft Speech. Esta biblioteca permite instalação do programa independentemente do idioma do sistema operacional. Possui desempenho inferior a primeira versão porém é útil em casos de sistemas operacionais que não permitem instalação de outros idiomas (p.ex.: Windows Single Language).

3) Versão com comandos e ditado em português. Utiliza tecnologia de reconhecimento de voz Google tanto para o modo de comandos quanto para o modo de ditado. Recomendado somente para situações especiais em que o usuário possui extrema dificuldade na pronúncia de comandos em inglês e não necessita de desempenho avançado do programa.

Sobre o Instituto Novo Ser

O Instituto Novo Ser é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a busca pelo respeito e a valorização da cidadania das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com o intuito de promover os seus direitos, a equalização das oportunidades e a superação dos obstáculos sociais predominantes ao processo de inclusão.

facebook        linkedin