elap

A Universidade Federal do Rio de Janeiro sediará, entre os dias 13 e 16 de maio, o 1º Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação (ELAP). O encontro tem como objetivo fortalecer os laços institucionais, acadêmicos e políticos entre estudantes e pesquisadores que atuam na pós-graduação frente à atual conjuntura de aprofundamento da crise na educação e provável avanço qualitativo dos ataques à universidade pública no Brasil e na América Latina.

O evento contará com três mesas de abertura cujos temas serão, respectivamente: “Dilemas ético-políticos na produção de ciência e tecnologia: os desafios da universidade pública na atualidade de América Latina”; “Pra que serve o teu conhecimento?: a relação do mercado com a produção científica nas universidades públicas; e “Disputas ideológicas em ciência e tecnologia na América Latina: “escola sem partido”, a guerra às drogas e a questão de gênero no cenário atual.

Também haverá oficinas temáticas relacionadas a Ciência e Tecnologia. Será um momento de troca de experiências e reflexões a partir dos elementos em comum e da diversidade da América Latina. Os interessados em inscrever propostas de oficina devem enviar seus projetos para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando: nome da oficina, público-alvo, objetivo geral e específicos, metodologia, referências bibliográficas, material e infraestrutura necessária.

O evento também contará com grupos de trabalho com o objetivo de criar um dispositivo de acompanhamento das políticas voltadas para a educação, ciência e tecnologia nas universidades públicas na América Latina e Caribe.

Finalmente, haverá a possibilidade de submissão de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências, pesquisas e extensão articulados junto aos movimentos sociais, coletivos e/ou entidades e áreas afins. Os trabalhos acadêmicos científico (com opção de ser acadêmico artísticos) deverão estar orientados por algum dos seguintes eixos:

1) Movimentos sociais e lutas na América Latina

2) Estado, direitos sociais e políticas sociais

3) Conservadorismo e direitas na América Latina

4) Organizações de esquerda e suas estratégias de atuação

5) Debate sobre diversas epistemologias

6) Relação universidade e sociedade

7) Questões de gênero na América Latina

8) Questões de territórios rural e urbano e sua relação com meio ambiente

9) O desenvolvimento, a ciência e a tecnologia, e as universidades na América Latina

10) Disputas de currículo na universidade

11) O público e o privado na ciência e na universidade pública

12) Relações étnicos raciais na América Latina e Caribe

13) Relações internacionais

14) Justiça ambiental e soberania alimentar

15) Saúde e privatização

16) Segurança pública na América Latina

O prazo para submissão de resumos se encerra em 15 de abril de 2019.

Maiores detalhes sobre o 1º Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação (ELAP) podem ser obtidos através do site do evento: www.grupodetrabalhoeorientacao.com.br/elap.

Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)